Tendo em vista que aproximadamente 140 anos atrás a luz artificial começou a ser utilizada e a lâmpada comercial criada, houve um crescimento exponencial em sua difusão e no conhecimento sobre seus efeitos e suas tecnologias. Nos dias atuais, as vastas possibilidades e as necessidades usuais e econômicas ligadas a iluminação fazem do projeto luminotécnico uma ótima saída para quem busca uma maior performance financeira e produtiva.
O que é um projeto luminotécnico?
O projeto luminotécnico é a realização de mudanças na iluminação e na estrutura de um ambiente, a fim de torná-lo, visualmente, mais cômodo para aqueles que forem usufruir do espaço, sempre visando a maior eficiência possível e, consequentemente, a maior economia. Em ambientes que há a realização de atividades de comércio, indústria, ensino e outras, o projeto luminotécnico deve respeitar as normas da NBR 5413 que estabelece os valores de iluminância média mínima para a iluminação artificial nos interiores desses locais.
Explicando o serviço
O projeto luminotécnico consiste basicamente em três etapas, na qual a primeira é realização do mapeamento do local. Nessa etapa o técnico ou responsável pelo projeto vai até o estabelecimento que solicitou o serviço e busca entender as necessidades do cliente. Além disso, ele também registra as dimensões e características da área, tentando detalhar o máximo de fatos relevantes ao projeto, como a disposição da iluminação atual, o material da parede e sua respectiva cor, para determinar o seu índice de refletância.
Tendo em mãos os dados se inicia a fase onde o projeto realmente é criado, a elaboração do projeto. Nesse momento, são feitos os cálculos de iluminância e luminância, posicionamento e modelo das lâmpadas, consumo do sistema, também é verificado se todas as necessidades do cliente serão atendidas e muito mais. Nessa etapa, os profissionais responsáveis pelo serviço contam com a ajuda de softwares capazes de recriar ambientes em 3D, em que é possível reproduzir lâmpadas disponíveis no mercado (suas dimensões, temperatura de cor, etc…) e calcular a iluminância desse ambiente virtual. Dessa forma, o processo torna-se mais fácil, pois realiza-se tudo remotamente, e mais confiável, uma vez que os softwares quase inviabilizam as chances de erro na elaboração do projeto.
Com o projeto em mãos a última etapa é a implementação do projeto, que consiste em efetuar as mudanças necessárias na iluminação e, caso necessário, na estrutura do estabelecimento, a fim de torná-lo o mais parecido possível com o situação de melhor iluminância, criada no software. Essa tarefa, geralmente, é realizada por uma equipe especializada e com a supervisão do responsável pela elaboração do projeto.
Benefícios do Projeto
Além de ser extremamente recomendado pois melhora, na maioria dos casos, consideravelmente o consumo de energia elétrica, devido a troca de lâmpadas, fluorescentes ou incandescentes, para LEDs que possuem maior eficiência. Ademais, o projeto luminotécnico também altera a sensação de conforto ao estar presente em determinado local.
Este fator, muitas vezes, pode ser julgado como irrelevante; porém, um maior conforto gera reflexos na comodidade de um lar, na realização de atividades em uma sala de aula, no número de vendas de um comércio e na produtividade e resultados de uma indústria.
Onde ele pode ser realizado?
Uma vez que uma iluminação inadequada interfere diretamente no rendimento do ser humano, adequá-la torna-se algo de extrema necessidade em qualquer âmbito, independentemente da tarefa a ser realizada. A partir disso, não há limitações para a realização de um projeto luminotécnico, ele pode ser realizado em qualquer lugar, de uma residência até uma indústria, desde que haja a necessidade de adequar a iluminação à iluminância média mínima (estabelecida na NBR 5413) da atividade que geralmente será feita naquele ambiente.
Algum case ao redor do mundo que trouxe um resultado positivo:
Em 2017, as empresas Leroy Merlin e Green Yellow fecharam um contrato de performance energética a respeito de um projeto luminotécnico em 3 unidades da rede, que futuramente foi ampliado para mais 17 unidades. De todos objetivos do projeto, o de maior importância era reduzir o gasto da Leroy Merlin com energia, mas, além disso, era necessário adequar o nível de iluminância de 350 a 400 lux para 700 lux. Sendo assim, da mesma forma que a empresa necessitava obter uma economia no consumo de energia, ela também precisava aumentar a intensidade da iluminação, tornando o projeto extremamente desafiador. Após 30 dias de empenho e estudo, a Green Yellow conseguiu adequar a iluminância e, ao mesmo tempo, gerar uma economia anual de 23% (R$285.000,00) no consumo de energia através da troca da iluminação antiga por modelos LED e de ajustes na automação do ar-condicionado e da iluminação.