A energia elétrica está ficando cada vez mais cara no Brasil, em alguns momentos passando a inflação em mais de 3 vezes. Motores elétricos representam uma parcela muito significativa do consumo energético das indústrias, e são de extrema importância para esse setor. Sendo assim, aumentar a eficiência desses equipamentos representa uma grande economia a longo prazo.

Para tal, um ótimo método é fazer a troca dos motores antigos por novos que possuem melhores rendimentos de carga, estes novos motores precisam ser dimensionados para que se adequem a infraestrutura atual da empresa. Para dimensionar o motor ideal a ser utilizado é necessário saber características sobre a carga que será aplicada nele, como: potência exigida, sistema de acoplamento, velocidade desejada e a rede de energia local. Após o dimensionamento, é feita a análise para determinar as melhores opções de motores existentes no mercado, que sejam viáveis a realidade do cliente. Para isso, vários fatores são levados em conta, como por exemplo: serem compatíveis com as características da carga, bom custo-benefício, vida útil, suporte do fabricante e retorno do investimento inicial.

O Brasil, em 2021, passou por uma crise energética que ainda deve se estender por alguns anos. Segundo o IBGE, as tarifas de energia estão em alta e no ano em que a inflação teve alta de 5% a energia foi para 16,07%. A economia gerada pela troca de um motor mais eficiente vai superar investimentos de baixo risco como CDI(Certificados de Depósito Interbancário), LCI(Letra de Crédito Imobiliário), LCA(Letra de Crédito do Agronegócio), Tesouro Direto, etc.

A Renova Jr. possui grande experiência na área e já realizou projetos extremamente bem sucedidos e de alto retorno financeiro para as empresas que confiaram em nossos serviços.

Autores: Ricardo Gomes e Felipe Leite

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação, fornecer recursos de redes sociais e analisar o tráfego. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies.