Quem já precisou ou se interessou em pesquisar sobre climatizaçãoar-condicionados provavelmente se deparou com o termo BTU. Essa sigla, acrônimo de British Thermal Unit (Unidade Térmica Britânica), indica uma unidade de energia não métrica e, tecnicamente falando, 1 BTU é definido com a quantidade de energia necessária para elevar a temperatura de uma massa de uma libra de água de 59,5 °F para 60,5 °F, sob pressão constante de 1 atmosfera. Agora voltando ao que realmente interessa, como é possível dimensionar a climatização necessária para o seu ambiente?

Para tal fim é necessário realizar um cálculo de carga térmica do local, com equações de climatização em áreas pequenas e o software Energyplus em áreas relativamente grandes para simulações. A carga térmica é a quantidade de calor fornecida pelas fontes térmicas presentes, enquanto a climatização é utilizada para proporcionar um maior conforto térmico do ambiente.

De início, precisamos entender quais são as “fontes” que fazem um ambiente receber e também reter calor, para assim calcular a carga térmica. A insolação que o ambiente recebe ao longo do dia, estimada através da orientação solar do ambiente e a latitude em que se encontra, o número de pessoas no ambiente e o tipo de tarefa que realizam, e as máquinas que dissipam energia, são exemplos de fontes que fornecem calor ao ambiente. Por outro lado paredes, forros, telhados, janelas e cortinas (juntamente do tipo de material que os compõem e suas cores) são elementos que devem ser considerados como retentores de calor do local analisado. Esses projetos podem ser utilizados tanto para o comércio, por restaurantes e lojas, quanto na indústria.

Uma climatização correta do ambiente evita desperdícios de energia porque não sobrecarrega uma potência menor que a necessária, impedindo a má refrigeração e o incômodo aos clientes por calor excessivo. Além disso, o conforto e a consequente melhora na produtividade das pessoas no local são um grande benefício do projeto, satisfazendo os possíveis clientes neste sentido.

Um exemplo de case que trouxe resultados excelentes para a empresa contratante foi a análise térmica na maior rede de restaurantes veganos de Porto Alegre. A Renova Jr. descobriu o subdimensionamento de 4 dos 6 ar condicionados, ou seja, havia uma necessidade de refrigeração do ambiente maior do que os aparelhos poderiam suprir, sobrecarregando os mesmos. Isso piora a experiência de quem está no local e aumenta o consumo de energia elétrica, e por isso a aquisição de mais potência se viu necessária, além da apresentação de boas práticas com relação à climatização para serem usadas periodicamente.

Saiba mais em: https://renovajr.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação, fornecer recursos de redes sociais e analisar o tráfego. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies.