Para todo início de projetos, a equipe da Renova Jr. define critérios a serem seguidos durante toda a sua assessoria. Dividida em quatro etapas, esses critérios têm como objetivo facilitar a compreensão do cliente, aprimorar a transparência do projeto e avaliar a empresa com melhor proposta técnica a ser oferecida. Assim, foram seguidos os critérios de: realização de visitas técnicas, marcas dos equipamentos utilizados, valor total do orçamento e, por fim, histórico da empresa.
A partir disso, as empresas contactadas para o projeto foram até o local para avaliar possíveis pontos de sombreamento, a fim de escolher a melhor posição para instalação dos painéis solares. Como exemplo, algumas empresas apresentaram uma planta baixa do telhado com a distribuição das placas, enquanto outras utilizaram o Google Maps como forma de apresentar a disposição dos painéis. Além disso, para realização do projeto, foram necessárias as relações de consumo de energia elétrica por parte do condomínio durante o período de Janeiro de 2020 até Junho de 2021. Foi verificado que os meses de Julho de 2020 e Maio de 2021 apresentaram a maior demanda de energia elétrica, possivelmente, pelo alto uso de chuveiros elétricos em um clima mais frio e que a média dos meses ficou em 2050 kWh.
Como forma de avaliar minuciosamente a qualidade do projeto, a Renova Jr. avaliou as mais diversas marcas e modelos de inversores e módulos fotovoltaicos. Materiais como da maior fornecedora de inversores do Brasil, e uma das maiores empresas de equipamentos elétricos do mundo, foram analisados e relacionados com os equipamentos utilizados pelas empresas pesquisadas. Além disso, foram verificados os históricos das empresas e sua qualidade de prestação de serviço para o consumidor. Algumas das companhias apresentaram avaliações altíssimas no Portal Solar, maior portal sobre energia fotovoltaica do Brasil. Por mais, outras empresas possuem máximas avaliações em suas mídias sociais. Por fim, a equipe da Renova apresentou opções viáveis para instalações das placas e dos inversores no prédio, por mais que essa parte não se enquadre na responsabilidade da Renova, o time desenvolveu maneiras viáveis de se transportar os materiais até o telhado, bem como locais de fácil acesso para monitoramento eficiente do inversor.
Finalmente, a equipe da Renova se reuniu e analisou as mais diversas propostas para o projeto das empresas contactadas. Nele se observou uma diferença de até 35 mil reais em orçamentos realizados pelas empresas. Coube, então, a Renova analisar e viabilizar o projeto, relacionando um bom orçamento aliado a uma qualidade na prestação de serviços. Foi, assim, que a Renova decidiu por sugerir que todo dimensionamento e instalação ficasse a critério de 4 empresas distintas. Nesse caso, fica a critério do contratante escolher a empresa que o melhor satisfaça, cabendo a Renova apontar os pontos fortes e fracos de cada empresa, a fim de proporcionar uma melhor experiência ao seu cliente.
Autores: Eduardo Wallauer e Guilherme Favaretto