Geradores são mecanismos que convertem algum tipo de energia em energia elétrica e transformadores fazem conversões de energia elétrica. Os geradores são, obviamente, muito importantes pois eles convertem toda energia para nossos aparelhos elétricos, e são muitos diversos: desde mecanismos de conversão como represas até reatores nucleares. Transformadores transformam a energia dos fios de luz com alta tensão ou corrente elétrica até para baixa voltagem e vice-versa, são dispositivos complexos com diversos tipos diferentes e perigosos para o público comum. 

Um gerador elétrico é um aparelho capaz de converter outras categorias de energia, como: mecânica, solar, química, entre outras, em energia elétrica. Mas afinal, como funciona um gerador? Para entendermos, precisamos antes de tudo, saber de qual categoria de gerador estamos falando. Podemos estar falando de geradores luminosos, geradores mecânicos, a gasóleo (diesel), a gasolina, a gás, entre outros. Vamos esclarecer como cada um deles funciona. O princípio básico de um gerador mecânico é a indução eletromagnética. Esse princípio ocorre por meio da variação de um campo magnético próximo a duas bobinas. A variação do campo é provocada pelo movimento de um ímã contido no gerador, movimento esse, causado pela fonte mecânica que escolhemos para o nosso gerador, ela pode ser desde eólica ou hídrica e até por combustíveis, como a gasolina, o gás, entre outros. O objetivo é mover e gerar indução. Esse pensamento vale para diversas categorias de geradores que vamos falar ao longo do texto, então tenha em mente o processo de indução magnética.

Passando para os geradores a gasóleo (diesel) e a gasolina, vamos citar as diferenças entre ambos, já que o princípio deles é o mesmo. Ambos funcionam da seguinte forma: o ar contido no gerador é comprimido para em seguida ser injetado gasóleo/gasolina que ao entrar em combustão gera movimento. Os geradores a gasóleo são mais potentes que os geradores a gasolina, por isso, são mais recomendados para o uso industrial ou para máquinas que demandam grande fonte energética. Vale ressaltar, que devido à alta no preço da gasolina, os geradores a gasóleo acabam sendo uma melhor opção tendo em conta o financeiro. Um ponto negativo é o alto valor deles, por serem mais potentes acabam sendo mais caros, além disso, causam maiores danos para o meio-ambiente. Os danos podem ser reduzidos com manutenções adequadas e frequentes.

Agora, passando para os mais interessantes e modernos geradores, os geradores solares. Afinal, quem não quer uma conta de luz menos pesada por conta de uma energia limpa e gratuita? Os geradores luminosos conseguem oferecer ambas as coisas. O gerador solar é altamente indicado para qualquer consumidor e em diferentes situações, seja em residências, pequeno, médio ou grande comércio e é claro indústrias. Seu investimento pode ser alto, mas a longo prazo, podemos afirmar que o gerador solar “se paga”, podendo gerar até 95% de economia na conta de luz (dependendo do caso e finalidade). O princípio de funcionamento é o efeito fotovoltaico, que consiste na criação de corrente elétrica por meio da exposição de um material semicondutor à luz solar. A corrente se cria graças a movimentação de elétrons entre as bandas de energia do semicondutor. Existem dois tipos principais de geradores solares: o gerador com bateria e o conectado à rede (Grid tie). O primeiro é mais utilizado em regiões sem acesso à energia elétrica, ou em serviços em regiões remotas. Dando foco ao segundo, ele é conectado a rede de energia da casa, estabelecimento ou indústria. Com isso, a energia da tomada é parte ou total gerada pelo gerador, diminuindo a procura por energia do fornecedor, fazendo baixar a conta de luz promovendo segurança e confiabilidade.

O papel da Renova Jr. em Geradores é auxiliar o cliente a escolher o melhor tipo de gerador dentro das suas condições, explicar para o cliente o funcionamento do gerador e demonstrar as vantagens de se instalar o gerador. Além disso, assessorar possíveis visitas técnicas das empresas, e fazer o meio de campo entre empresa e cliente.

O transformador é um equipamento estático, com função de conversão da tensão ou a corrente de energia elétrica. Eles funcionam a partir de indução eletromagnética, no caso eles funcionam a partir de duas bobinas elétricas que estão sob uma corrente alternada, isso gera um campo magnético, assim a energia passa de uma para a outra e dependendo da quantia de voltas do fio na bobina a tensão muda, quando passa um uma com mais para uma com menos voltas diminui, quando passa de uma com menos para uma com mais voltas aumenta.

 Transformadores são encontrados principalmente em subestações de energia, porém são usados também na transformação de sinais de áudio (rádio e alto-falantes). O principal motivo de usarem transformadores em redes elétricas é que a rede pode passar por altas distâncias sem perda de energia, pois a conversão em altas tensões gera menos perdas elétricas.
Um contraponto dos transformadores, principalmente os de grandes conversões é que caso tenha algum problema mecânico por portar uma energia de alta tensão ele pode representar um perigo em potencial para as pessoas que passam perto dele, em casos extremos ele pode até mesmo explodir. 

 A Renova Jr. já auxiliou um projeto de transformadores que foi uma consultoria em projeto de análise e assessoria de transformadores, nesse processo os encarregados acharam problemas no transformador e fizeram a consultoria para buscar a solução.

Autores:  Gabriel Agostini,  Gustavo Costa, Henrique Tramontina e Maria Eduarda Pereira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação, fornecer recursos de redes sociais e analisar o tráfego. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies.