Segundo o artigo “Effects of Luminous Environment on Worker Productivity in Building Spaces” de Ossama A. Abdou, as condições de iluminação são um aspecto extremamente importante no ambiente de trabalho e as estratégias certas podem contribuir tanto para o aumento da produtividade dos trabalhadores, quanto para a redução do consumo de energia elétrica da empresa, uma vez que o projeto luminotécnico adequado proporciona maior conforto luminoso, tornando o espaço mais agradável para quem trabalha. Além disso, a substituição das lâmpadas por modelos mais eficientes, com menor potência e maior vida útil, podem a longo prazo representar uma grande economia, se enquadrando também nas normas exigidas por fiscalização, como a NBR ISO 8995-1, que versa sobre iluminação em locais de trabalho.

Para tal, primeiramente é realizada uma visita técnica com o intuito de coletar dados, desde número de luminárias até as cores presentes nas paredes e prateleiras. Com o auxílio dessas informações mais a planta do local fornecida à equipe, é realizada a modelagem através do software DIALux Evo a fim de determinar a quantidade de lâmpadas necessárias para iluminar adequadamente os ambientes, bem como sua disposição, de modo a atingir os resultados de iluminação desejados, respeitando a NBR ISO 8995-1 e as solicitações dos trabalhadores. Após a modelagem, é dado início à pesquisa de mercado, mediante análise de catálogos e orçamentos de diferentes empresas para a construção de diversos cenários de investimento, buscando a formulação de um conjunto amplo de soluções possíveis, tanto do ponto de vista financeiro quanto de resultado de iluminação. Cada cenário possui particularidades que os fazem mais ou menos desejáveis a depender dos critérios adotados, tais quais valor de investimento a curto prazo, vida útil, conservação da eficiência e economia a longo prazo. Finalmente, todas essas informações são organizadas em um relatório final e apresentadas ao cliente, que faz a análise de qual cenário melhor se adapta à realidade da empresa.

O estudo luminotécnico é um dos vários serviços prestados pela Renova Jr. Como exemplo, é válido citar o projeto realizado para um Laboratório de Insumos Farmacêuticos. Havia interesse na otimização da iluminação em dois depósitos. Também foram identificadas problemáticas relacionadas a acidentes causados pela altura das luminárias e inadequação delas às normas técnicas. Foi realizada a modelagem desses dois depósitos no DIALux Evo e foram consultadas 25 empresas de todo Brasil para, em cima disso, serem desenvolvidos 10 cenários distintos, levando em consideração os parâmetros da NBR ISO 8995-1, diferentes modelos de lâmpadas e de disposições, viabilidade de instalação, vida útil, custo mensal de energia, economia em um ano, investimento inicial e tempo de “payback”. Ao fim fez-se uma análise de viabilidade e foram finalmente indicadas ao cliente 6 das 10 opções iniciais. Diante disso, é perceptível que o projeto luminotécnico é de suma importância, levantando todos os dados necessários para que o cliente decida de maneira confiável qual é o cenário mais oportuno para seu negócio.

Autores: Ana Luiza Reis, Douglas Colling e João Victor Garcia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação, fornecer recursos de redes sociais e analisar o tráfego. Ao continuar a navegar no site, você concorda com o uso de cookies.